quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

boa viagem

ele sabe melhor que ninguém que não posso. ainda assim, insistiu até o último momento: vamos para o chile?. me imaginei por dias de malas prontas, depois olhando o mar do pacífico em valparaíso e do meu lado direito, ele. depois me imaginei de volta, me orgulhando de dizer que optei por uma aventura e mandei os cálculos, as malditas provas, os meses meses de estudo e o peso de ser aprovada em mais essa etapa, tudo para o diabo! que deixei tudo para o próximo ano, isso se eu não morrer até lá, e fui com ele pelo continente.

não. e ele é o culpado. passou meses me convencendo que eu precisava disso. quando quis desistir, ele me incentivou como nenhum outro. dividiu comigo incontáveis garrafas de cerveja e tivemos o ano-novo mais 'anti-social' e mais divertido de muitos que me lembro. daí ele vem e diz: vem comigo pro chile!. não posso. me encontra lá depois de tudo, então!. talvez. eu aprendi que muitíssimas coisas podem acontecer num período relativamente curto e mudar o curso dos nossos rios. que não devo ter certezas sobre o futuro, nem se esse futuro corresponder a poucas horas seguintes apenas. talvez. talvez o encontre em valparaíso, ou onde ele estiver.

ele já foi. sei que voltará. e seria egoísmo demais da minha parte querer que ele ficasse apenas porque penso que preciso dele nesse momento. não preciso dele nesse momento. nem em momento algum. e ainda que precisasse, não diria. não me gusta reconhecer fraquezas, ainda mais fraquezas emocionais. se pudesse definir-me a partir disso diria que me considero a pessoa mais generosa do mundo, e também uma mula egoísta, incapaz de dizer 'preciso de ajuda'. talvez por ter condicionado por tantos anos, meu equilíbrio emocional a uma psicanálise que eu jurava, não me deixaria conhecer um só dia de tristeza. até o dia em que viram pra mim e dizem: você está pronta. à partir de agora, conseguirá seguir sozinha. se precisar, me procure. nunca! vamos não olhar pra trás e olhar pra frente.

voltando a ele, antes de partir me perguntou: que quer de presente?

queria uma lhama! mas se ficar difícil de carregar, apenas pense por um momento em mim e faça uma fotografia bem bonita.

teus olhares pelas lentes é o que em você me faz mais feliz.