quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

quem quer ser um milionário?

acomodei-me na poltrona ainda na incerteza se doze reais seria um preço justo para assistir um recém-premiado com oscar de melhor filme. e um dos filmes mais premiados da década, oito carequinhas! ao meu redor ruidos de pipoca, de refrigerante pelo canudinho e de bocas apaixonadas se beijando. claro, é só uma estúpida sessão de cinema!

pois então que apaguem-se as luzes e começe o espetáculo. o letreiro inicial do filme apresenta uma questão e algumas alternativas de resposta. daí em diante desfia-se uma história de amor que tem como cenário uma Índia muito diferente da índia da novela das oito. e como ponto central um programa de tevê no estilo 'show do milhão'! tá, isso é uma coisa!

outra coisa são os aspectos técnicos do filme. hã? roteiro? direção? atuações? fotografia? trilha sonora? sim, e um pouco mais! não fosse eu uma otimista incorrigível, eu diria que 'slumdog millionaire' é um filme mal feito! que não passa de uma história 'água-com-açúcar', raso em seus argumentos de cunho social, onde expõe pobreza, violência e até conflitos religiosos de uma forma irresponsável e sutilmente parcial, eu diria. danny boyle filmou de forma muito parecida com fernando meirelles [aaargh!]. mas até isso eu soube perdoar! o roteiro é até um certo ponto bem previsível e com vários furos e definitivamente o filme não convence como 'obra-prima', mas aí é que está a questão: não é uma obra-prima, mas tem o seu valor!

o valor de slumdog está no carisma de jamal e no amor entre ele e latika [o amor da sua vida desde sempre]! tornar-se ou não um milionário é uma questão secundária. não há como não torcer por um amor jovem e embalado por uma trilha sonora alucinante e deliciosa de ouvir! o 'happy end' não poderia ser diferente! é tão inevitável e acho que é aí que mora o segredo. é singelo e bonito. ninguém fica torcendo por uma tragédia final impactante que fará o mundo pensar na 'vida como é ela é'! no final é como dizer: qual o problema em sair do cinema sorrindo? nenhum... e aliás: impossivel não achar no mínimo curioso a apresentação dos créditos finais que destoa do filme, mas é muito divertido!

é clichê? clichê é ficar dizendo que tudo é clichê! clichê é ficar pagando pau pra filme 'cabeção' e se sentindo o cult-descoladinho!

a premiação do oscar atende muitos outros interesses além da 'sétima arte em si'. em 2008 um filme que eu considero o primeiro grande clássico do século 21: 'sangue negro' perdeu a estatueta para o insoso 'onde os fracos não tem vez'. [é a minha opinião, ora! esse blog é meu ou não é???]. mas diante dos concorrentes apresentados em 2009, slumdog millionaire é o melhor entre os cinco! não é o melhor do diretor danny boyle, ainda acho que 'trainspotting' é seu melhor momento ['a praia' é algo que deve se esquecido pra sempre!]. talvez o prêmio de roteiro adaptado tenha sido o menos merecido, eu apostava em 'o leitor'! aliás, eu errei quase todas as minhas apostas, diga-se de passagem!

saldo final: slumdog foi uma boa surpresa pra mim e confesso: me encantou! digo isso deixando todos os aspectos não bons do filme!

enfim, depois de doses cavalares de 'jai ho', eu me despeço do caro leitor e comunico que para vossa alegria só voltarei a postar sobre cinema depois do oscar 2010, pra manter a tradição!

nota final: kate winslet é uma ótema atriz! merecia o oscar só pela encenação ao receber o oscar! aaafff ¬¬"

[minhas análises cinematográficas são de doer!]