terça-feira, 12 de agosto de 2008

eu já fui dada a questões políticas. não exatamente uma militante fervorosa, não exatamente de uma intelectualidade profunda, mas em determinado período da minha vida, me dediquei a militancia política por aquilo que considerava certo, justo e possível.

faz uns dias que venho matutando algo sobre esse assunto, que fosse de alguma relevância e que pudesse ser partilhado, ou não...

hoje em dia é muito comum ouvir a frase 'politica não se discute'. na verdade, no meu tempo era só gosto que nao se discutia. hoje em dia é 'religião não se discute' pra cá! 'futebol não se discute' pra lá! 'politica não se discute' por acolá. e gosto a gente contua não discutindo... mas lamentar, pode!

na verdade, tudo se tornou 'indiscutível', o que na minha modesta opinião, nada mais é que um senso comum de acomodação e aceitação com relação às coisas do mundo. o famoso: 'é sempre assim mesmo'!

enfim, mas o que eu queria realmente dizer, é que outro dia estava indo trabalhar de ônibus, e estava com o fone de ouvido conectado numa rádio qualquer no celular (meu celular é pobre não toca mp3) quando ouvi um anúncio da 'justiça eleitoral', desses que eles sempre fazem em época de eleição. o que me chamou atenção é que o narrador do anúncio dizia mais ou menos o seguinte: 'a eleição de maus políticos é prejudicial pra sua cidade, pra você e pra sua família' 'pense bem antes de votar' 'o seu voto decide' e blá blá blá...

eu fiquei ali ouvindo aquilo, e não sei se a minha capacidade interpretativa das coisas está comprometida, mas eu pensei: puxa, muito fácil jogar a responsabilidade pela corrupção nos eleitores.

a partir daí desenvolvi o seguinte raciocínio.

primeiro: um cara que se elege qualquer coisa, vereador por exemplo, tem diante de si uma série de facilidades que tornaria qualquer ser incorruptível em um corrupto em potencial! carros, hotéis, notas, um salário razoávelmente alto se comparado ao da maioria da população e muitas vezes, muitíssimos maior do que esse cidadão dispunha antes de se eleger, e de certa forma, o comando da situação. só isso já fará qualquer sr. boas intenções vender até a mãe pra continuar na 'situação' depois de quatro anos! e o fator que na minha opinião é o principal: impunidade. sempre os mesmos escândalos, as mesmas manobras judiciais, os barracos da tv senado, que viraram passatempo, quando o filme da sessão da tarde é reprise de algum blockbuster anos oitenta! sempre dinheiro sujo rolando ao bel prazer, aqueles papelões que a gente vira e mexe vê por aí e no final, aquela mesma sensação de ser feito de palhaço por essa gente. sorrizinhos, tapinhas nas costas, super advogados e essa tal justiça. fraca, falha que só é justa a quem lhe convém.

e por que diabos o homem lá do rádio ficou dizendo que a cupa é minha? que é nossa? dos mortais? daí entra aquela velha história de que hoje em dia tudo é normal, sem questionamentos. o importante é fazer suas orações uma vez ao dia e o resto entrega na mão de deus. por que é assim que é.

é só um cara boboca falando no rádio, na televisão, no jornal das oito...

o que foi que ele disse mesmo?

que gente doida... época de eleição é sempre assim... essa gente fica dizendo cada asneira...

talvez isso tudo esteja super mal escrito, e está! no final são só divagações. não me levem a sério...