quarta-feira, 22 de outubro de 2008

futebol

faz tempo que eu ensaio pra vir aqui falar sobre futebol. falar como eu sempre me senti quando vou lá, onde tudo é verde e branco. onde eu já vivi momentos lindos e felizes e onde também chorei, praguejei, roí unhas, jurei nunca mais voltar e nunca cumpri.

pra mim, nunca ganhei nada lá. perder, eu já perdi. um pé de tênis, que eu joguei no arrogante luis fabiano, quando ele ainda jogava pelo são paulo f.c. mas não acertou! droga!

alguém já disse que futebol é a coisa mais importante entre as coisas desimportantes. há quem considere essa cultura futebolística algo irritante. eu concordo que a vida da maioria das pessoas não é um mar de rosas, e acho totalmente compreensível que muitos tenham como único momento de lazer e de descontração ver o time entrar em campo. acho, aliás, muito bonito a capacidade que as pessoas têm de ser felizes quando estão naquele transe coletivo de torcida quando canta, bate palmas e vibra!

o que é lamentável é a corrupção entre certos clubes e árbitros, que a gente sabe que acontece. o meu time, nesse exato momento está sendo descaradamente roubado, lá em aracajú... maldita série c! é um desrespeito por torcedores, que amam e se dedicam a vida toda a um clube, um símbolo e vêem tudo ser usurpado e o clube se afundar em dívidas e em derrotas, derrotas, derrotas. é muitíssimo triste essas coisas!

mas a gente não se entrega, não desiste, faz promessa, chora de alegria e de dor. a verdade é que não dá pra falar em futebol sem cair na máxima de que brasileiro, de um modo geral, é apaixonado por tudo aquilo. e eu não poderia me excluir. amo na vitória e na derrota, sempre!

mesmo pras coisas 'irrelevantes' é bem verdade: uns precisam de resultados, outros precisam de auto-afirmação, mas alguns só precisam de paixão! =)